7 de janeiro de 2011

Novo Regulamento de Utilização dos Computadores

Utilização de computadores e da internet

1. A utilização dos computadores e da internet na biblioteca escolar destina-se prioritariamente à consulta e produção de documentos de carácter pedagógico; deve servir, por isso, fins didácticos relacionados com a actividade escolar.
a) a utilização lúdica não permite a consulta de documentos, páginas ou sites não recomendáveis num ambiente escolar ou que infrinjam as orientações do projecto educativo e/ou normas do regulamento interno do agrupamento.
b) a consulta de conteúdos com registo sonoro só é possível com o uso de auscultadores.

2. Sempre que se quiser aceder à internet, deverá ser dado conhecimento ao docente ou à assistente operacional, no acto da requisição do computador.

3. O acesso está limitado a 30 minutos consecutivos por utilizador/dia, caso haja outros utilizadores interessados;
a) só é permitido um utilizador por computador
b) não é permitido a permanência de utilizadores em pé e em volta dos computadores.

4. No caso de marcação antecipada, se o aluno se atrasar mais de 10 minutos perderá o direito ao serviço, caso haja outro interessado.


5. Ao longo do ano lectivo, será dada formação aos elementos de todas as turmas do 5.º ano.

6. Cada utilizador é responsável pelo correcto funcionamento e conservação do equipamento informático e, no caso de bloqueio ou dificuldade, deve solicitar apoio ao docente ou à assistente operacional.

7. Qualquer anomalia detectada no início da utilização deve ser comunicada de imediato à assistente operacional. O utilizador que não cumprir este ponto, poderá vir a ser responsabilizado por essa anomalia.

8. Os downloads devem ser feitos para dentro de uma pasta a abrir em "Os meus documentos", com o nome, ano e turma do aluno. Nessa pasta também deve ser guardado qualquer ficheiro criado.
a) qualquer ficheiro encontrado noutro local que não o acima referido será imediatamente apagado.
b) logo que desnecessários, os ficheiros devem ser eliminados para libertar o disco.
c) a biblioteca escolar não assume qualquer responsabilidade relativamente à conservação da informação que os utilizadores gravem no disco duro reservando-se o direito de nas pausas lectivas proceder, sem outro aviso, à eliminação de ficheiros para manutenção dos equipamentos informáticos.

9. O utilizador que pretenda guardar os dados informáticos que obteve na consulta de documentos ou na utilização dos computadores da biblioteca deve munir-se do seu próprio equipamento de armazenamento de dados (pen).

10. Qualquer alteração de configuração, alteração do ambiente de trabalho, instalação de software e acesso a sites inadequados para um estabelecimento de ensino, implicarão a imediata suspensão do direito de acesso a este serviço:
a) primeiro comportamento anómalo detectado: penalização de 15 dias no acesso aos computadores da biblioteca escolar;
b) segunda ocorrência: penalização de 30 dias no acesso aos computadores da biblioteca escolar.
c) outras ocorrências serão avaliadas pelo professor bibliotecário.

11. Não são permitidos jogos em suporte informático sem qualquer carácter educativo.

12. Quando um aluno necessitar de utilizar software que não esteja instalado, deve solicitar à equipa da biblioteca escolar a sua instalação, nunca o fazendo por sua iniciativa.

13. Só os professores e as assistentes operacionais podem desligar ou ajustar os monitores, colunas, computadores, cabos, fichas, etc..

14. A impressão de documentos é direccionada para a reprografia (ou GAB1) com autorização dos professores da equipa da biblioteca, assistente operacional ou com a indicação dos professores que solicitem trabalhos e outros materiais, no âmbito da disciplina ou das áreas curriculares não disciplinares que leccionam.

2 comentários:

o meu desenho estava boé fixe
:-)
não sei porque é que não ganhei

Eu acho que o da Sara era o menhor atras do meu.